A doença do refluxo gastroesofágico é um distúrbio da motilidade do trato gastrointestinal. O refluxo gastroesofágico é um processo fisiológico que ocorre em crianças e adultos saudáveis. É definido como a passagem do conteúdo gástrico para o esôfago. Entretanto, no momento em que esse refluxo ultrapassa determinados limites, ele passa a ser caracterizado como doença do refluxo gastroesofágico, que pode apresentar manifestações gástricas, como dor epigástrica, queimações, vômitos, e/ou manifestações respiratórias, que incluem tosse crônica, pneumonia recorrente, asma, laringites, sinusite crônica, otites médias de repetição e/ou apneia (parada respiratória).
A relação entre a doença do refluxo gastroesofágico e a asma ainda não possuem fisiopatologia plenamente conhecida.
Diagnóstico
Monitorização do pH intraesofágico (Phmetria 24h)
A monitorização do pH intraesofágico pode ser feita com um ou mais canais e tme sido utilizada como um dos principais instrumentos para o diagnóstico da doença do refluxo gastroesofágico. Ela é indicada para:
- Avaliação de pacientes com manifestações atípicas extra esofágicas;
- Irritabilidade ou sono agitado em lactentes;
- Dor torácica;
- Tosse crônica;
- Asma de difícil controle;
- Otites de repetição;
- Avaliação do tratamento da doença do refluxo gastroesofágico.
O exame consiste na introdução de uma sonda siliconizada fina com um ou mais ships eletrônicos por uma narina, após o uso de anestésico local. Essa sonda deverá ser posicionada em determinado ponto do esôfago e ligada a um monitor portátil. Após uma média de 24 horas, ela é retirada para que seja feita a leitura da monitorização do exame.
Serão analisadas várias características do refluxo, que são contabilizadas com uma pontuação, de modo que se a mesma ultrapassar os limites padrões de normalidade, o paciente é diagnosticado com a doença do refluxo gastroesofágico.
Tratamento
- É recomendado que algumas medidas posturais sejam tomadas, como a elevação da cabeceira da cama em média 15 cm;
- Em crianças muito pequenas, utilizar a almofada antirrefluxo;
- Evitar deitar-se após refeições volumosas;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e gasosas;
- Evitar a ingestão de alimentos cítricos, como limão, laranja e abacaxi, café e pimenta.
O tratamento medicamentoso consiste no uso de antiácidos e procinéticos por um período definido pela gravidade e características do refluxo.