Alergia ou reação de hipersensibilidade é uma resposta imunológica exagerada, que se desenvolve após a exposição a um determinado antígeno (substância estranha ao nosso organismo) e que ocorre em indivíduos suscetíveis (geneticamente) e previamente sensibilizados. Diferentes fatores podem levar a alergias.
Tipos de Alergias
As alergias são classificadas de acordo com os fatores ou reações que geram.
O grupo das alergias respiratórias se expressam com a piora de asma e de rinites. É comum aparecerem devido a exposição a ácaros, pólen, mofos e animais de estimação, comumente gatos e cachorros.
As alergias cutâneas resultam em urticárias e dermatites, que aparecem como efeito de determinados medicamentos, animais, alimentos, metais, sustâncias químicas.
Alergias alimentares, por sua vez, a resposta do organismo surge a partir de determinadas substâncias presentes nos alimentos. Como exemplo: leites, farinhas, castanhas, frutos-do-mar, que com reações graves podem chegar a anafilaxia.
Diagnóstico das Alergias
Perante qualquer sinal de alergia, é indispensável dirigir-se para o atendimento médico para que, através de uma análise exaustiva, seja possível identificar a causa da sua alergia, podendo assim, indicar o tratamento mais adequado.
Primeiro é realizada a anamnese (história clínica) e uma exploração física. Em seguida, será possível chegar a um diagnóstico da doença para saber a sua causa, através de testes cutâneos e séricos. Em alguns casos, o especialista pode considerar necessária a realização de testes de provocação.