A tosse é usada pelo nosso corpo como um mecanismo de defesa para colocar sustâncias que estão incomodando os pulmões para fora. Isso pode acontecer em inúmeras situações no cotidiano, desde engolir errado, fumar e até doenças mais graves. De certa forma, estamos acostumados com a tosse por ela aparecer em diversas situações do cotidiano e podem ser entendidas como “normais” por já sabermos o que gera essa reação imediata. É importante frisar que ela não é uma doença em si, mas um sintoma possível em inúmeros quadros patológicos. Por isso, fique atento para alguns sinais para verificar se a sua tosse deixou de ser “normal”.
Outros sintomas associados à tosse
Quase sempre, a tosse não aparece sozinha. Outros sintomas podem estar presentes simultaneamente e ajudam a entender qual é a causa que geraram essas manifestações no corpo.
A tosse pode ser seca, a sensação de sequidão e de irritabilidade, ou ainda produtiva, com a produção de muco, secreções e o nariz entupido. Pode estar associada a febre alta, dor de cabeça, mal-estar, dores nos olhos. Diversos sintomas podem se manifestarem em conjunto com a tosse. É necessário estar atento para ajudar no diagnóstico correto.
Tempo de duração
A tosse é aceita como sintoma da fase aguda de uma doença com duração de até três semanas, período que se encaixam a maioria dos resfriados e gripes, sendo, portanto, passageira. É importante também notar em quais períodos do dia, ela costuma aparecer ou torna-se mais intensa. Essas informações são importantes para ajudar no diagnóstico da causa.
Tosse crônica
Quando a tosse costuma durar mais de três semanas ou, ainda, quando os quadros de tosse se repetem frequentemente, devem ser investigados mais a fundo pois podem indicar que seja tosse crônica. Doenças como asma, sinusite, tuberculose, entre outras, podem ser as responsáveis por esse quadro.
É fundamental a avaliação médica para diagnosticar e fazer o tratamento adequado, que visa combater a patologia e não o sintoma em si.