Localização: Av. Getúlio Vargas, 1835 - Centro - Uberlândia / MG

NOTÍCIAS
ÚLTIMAS DO BLOG

Você sabe qual a diferença entre gripe e resfriado?

diferença-entre-gripe-e-resfriado-entenda

Nessa época do ano, com as baixas temperaturas, é comum o aumento de casos de doenças respiratórias, como a gripe e o resfriado. Muitas pessoas confundem as duas, mas, apesar de apresentarem sintomas semelhantes, elas diferem na gravidade e no tratamento. 

Entender as diferenças entre essas doenças pode ajudar a gerenciar melhor a saúde e evitar complicações durante os meses de maior incidência. 

Entendendo a gripe

A gripe é uma infecção respiratória causada pelos vírus influenza A e B. É conhecida por seus  sintomas intensos e repentinos. 

A patologia pode levar a complicações graves, especialmente em grupos de risco como crianças, idosos e pessoas com condições de saúde pré-existentes, devido à gravidade dos sintomas. 

Entre os sinais mais comuns estão: 

 

  • Febre alta
  • Dores no corpo
  • Cansaço extremo
  • Tosse seca
  • Dor de cabeça 
  • Calafrios. 

Entenda o resfriado

Já o resfriado é uma infecção respiratória que afeta as vias aéreas superiores, ou seja, nariz e garganta. É causada principalmente pelo rinovírus, mas existem mais de 200 viris que podem ser a causa do resfriado. 

Possui sintomas mais leves e aparecem lentamente, diferente da gripe. Seus sintomas são: 

  • Coriza
  • Congestão nasal
  • Espirros
  • Dor de garganta
  • Tosse leve
  • Ocasionalmente febre baixa

O resfriado pode ser desconfortável e dificultar as atividades diárias, embora não seja tão prejudicial quanto a gripe.

Diferença entre gripe e resfriado 

Apesar de compartilharem alguns sintomas, as duas condições apresentam intensidade e o início desses sinais diferentes. 

Sintomas:

  • Gripe: febre alta, dores no corpo, cansaço extremo, tosse seca, dor de cabeça, calafrios.
  • Resfriado: coriza, congestão nasal, espirros, dor de garganta, tosse leve, febre baixa.

Duração:

  • Gripe: dura tipicamente de 1 a 2 semanas, com os sintomas mais intensos nos primeiros dias. 
  • Resfriado: dura geralmente de 7 a 10 dias, sendo os primeiros três dias os mais incômodos.

Agentes causadores:

  • Gripe: causada pelos vírus influenza A e B e outros subtipos, como a H1N1. 
  • Resfriado: causado por mais de 200 vírus, principalmente rinovírus.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da gripe pode ser confirmado por meio de testes rápidos de influenza ou por exames mais específicos, como a PCR, que detectam a presença do vírus no organismo. Já o diagnóstico do resfriado é geralmente clínico, baseado na observação dos sintomas e no exame físico realizado pelo médico.

Os testes rápidos de influenza ou exames mais específicos, como o PCR, podem confirmar o diagnóstico de gripe. O diagnóstico do resfriado, por outro lado, é geralmente clínico e depende da observação dos sintomas e do exame físico realizado pelo médico.

Tratando de gripe e resfriado

Os medicamentos antivirais podem ser usados para tratar a gripe, reduzindo a gravidade e a duração da doença. Além disso, para aliviar os sintomas, o repouso, a hidratação e o uso de analgésicos são essenciais.

O resfriado não tem um tratamento específico porque é causado por vários vírus. A abordagem é sintomática e envolve o uso de descongestionantes, analgésicos e anti-histamínicos para aliviar os sintomas. Além disso, é recomendado repouso e hidratação para acelerar a recuperação.

Como prevenir os quadros

A forma de prevenção mais eficaz contra a gripe é com a vacinação anual. Além disso, é possível reduzir o risco de contágio praticando hábitos de higiene pessoal como lavar as mãos regularmente e evitando o contato próximo com pessoas doentes.

Já para evitar o resfriado, as pessoas devem adotar hábitos simples no dia a dia, como lavar as mãos e evitar tocar o rosto. Usar lenços descartáveis e a evitar o compartilhamento de pertences pessoais também auxiliam a reduzir a propagação dos vírus.

Quando procurar ajuda médica

Em casos de sintomas graves ou persistentes, como dificuldade para respirar, dor no peito ou confusão mental, que podem indicar complicações da gripe, é fundamental consultar um médico. Para casos de resfriado, é aconselhável procurar ajuda médica quando os sintomas não melhorarem após uma semana ou se houver febre alta.

A Pneumocenter está pronta para te atender!

A Pneumocenter está à sua disposição para fornecer o melhor tratamento em casos de resfriado ou gripe, que precisa de orientação médica. Para obter o tratamento adequado para esses e outros sintomas, entre em contato e agende uma consulta. 

PneumoCenter

Autor

ver todos os posts

FAÇA O PRÉ-AGENDAMENTO DA SUA CONSULTA

É simples e rápido. Uma de nossas atendentes entrará em contato para confirmar.