Baixo rendimento e muito cansaço durante o dia? Pode parecer preguiça, mas você também pode estar sofrendo com algum dos distúrbios do sono, cada vez mais comuns entre a população mundial. O sono é fundamental para revigorar as energias, promovendo qualidade de vida. No entanto, mesmo sabendo dos diversos benefícios, dados apontam que 45% da população mundial está dormindo mal.
Essa realidade, muitas vezes, é reflexo de estresse e de horários corridos. O sono é nosso aliado, sendo responsável por diferentes funções biológicas e proporcionando equilíbrio físico, mental e químico. Os sintomas da falta de sono são:
- Alterações no apetite;
- Ansiedade;
- Cansaço durante o dia;
- Depressão;
- Baixa produtividade;
- Falta de concentração;
- Irritabilidade;
- Mudanças de humor;
- Entre outros.
Estágios do sono
Para evitar que distúrbios se desenvolvam é necessário dormir tranquilamente, sem interrupções. Por isso, os quatro estágios do sono precisam ser vivenciados por completo. São eles:
- NREM 1 – Sono leve: o momento do cochilo, quando ainda podemos despertar com qualquer barulho.
- NREM 2 – Intermediário: temperatura do corpo começa a cair, olhos cessam e respiração e batimentos vão tranquilizando.
- NREM 3 – Sono profundo: fundamental para o descanso. Ficamos menos sensíveis aos barulhos, músculos relaxam e mente desliga.
- REM – Sono profundo avançado: movimentos corporais retornam, há presença de sonho e eventos fisiológicos. Ondas cerebrais ficam ativas e respiração e batimentos acelerados.
Classificação dos distúrbios do sono
Dentro do distúrbio do sono existem quatro grupos estipulados pela Classificação Internacional de Distúrbios do Sono (ICSD). Confira:
- Dissonias – Transtornos primários relacionados a manutenção do sono e ao ciclo circadiano. Ao todo, são 34 distúrbios.
- Parassonias – Alterações comportamentais e fisiológicas em diferentes momentos do sono. Existem 24 tipos.
- Distúrbios do sono relacionados a alterações médico-psiquiátricas – São 19 distúrbios associados com doenças mentais e neurológicas.
- Distúrbios do sono propostos – Quando há mudanças de padrões nos hábitos de sono.
Exemplos de distúrbios do sono
Existem mais de 70 tipos de distúrbios do sono, sendo alguns mais comuns e outros bem complexos e específicos. O não tratamento dessas patologias pode aumentar a incidência de doenças cardíacas e quadros depressivos. Veja alguns exemplos de distúrbios:
Insônia
Caracterizada pela dificuldade em dormir ou continuar dormindo, esse problema gera muita irritabilidade, sonolência, dores no corpo e fadiga. Geralmente, é ocasionado por níveis altos de ansiedade e estresse.
Apneia
Distúrbio que tem como principal sintoma interrupções na respiração por cerca de 10 segundos ao longo da noite. O sono fica fragmentado e a pessoa sente fadiga e sonolência no dia seguinte. Acomete muitos idosos, pessoas com sobrepeso e mulheres na menopausa.
Síndrome das pernas inquietas
A SPI é definida como o desejo incontrolável de movimentar as pernas ao deitar-se para dormir. Dores, formigamentos e queimação são percebidos.
Bruxismo
Definido como o ranger dos dentes enquanto se dorme, a patologia geralmente está atrelada com outros problemas do sono, gerando dores na mandíbula e cefaleia. É uma síndrome comum.
Sonambulismo
Muito comum entre as crianças, o distúrbio é caracterizado pela presença de atividades durante o sono, como andar, falar e se sentar. Existe ainda o “terror noturno”, que vem acompanhado de gritos. Ao acordar, a criança não lembra do ocorrido.
Paralisia do sono
Esse distúrbio impede que o corpo se movimente mesmo depois que a pessoa acorda. As crises variam muito de paciente para paciente.
Outros
O ronco também é considerado um distúrbio do sono. Sonolência excessiva, enurese noturna, distúrbio comprometedor do sono, câimbras noturnas, psicose, epilepsia do sono, transtorno de humor, distúrbio de atenção e dificuldade para acordar são alguns outros exemplos.
Como funciona o diagnóstico dos distúrbios do sono?
Os distúrbios do sono podem ser investigados através do exame de Polissonografia. Esse procedimento de sono permite avaliar variações fisiológicas enquanto o paciente dorme. O exame deve ser realizado durante a noite, em clínica médica ou em casa.
Agende uma consulta!
Você se identificou com algum dos distúrbios citados? Então, procure orientação profissional! Tire suas dúvidas com nossa equipe e agende o seu exame!