A pandemia pelo Coronavírus impactou e surpreendeu toda a população mundial. Mais de dois anos se passaram desde as primeiras contaminações, mas ainda assim, muitas informações sobre a doença seguem sendo estudadas. Pesquisas apontam que, desde o inicio da pandemia, 15% dos casos de Covid-19 foram categorizados como graves e 5% como extremamente críticos. A gravidade do contágio deixou resquícios em muitas pessoas. Porém, as sequelas pós-covid são diversas e podem, inclusive, originar novas doenças e complicações. Entenda mais sobre o assunto!
O que é a Covid-19?
O SARS-Cov-2 é um vírus altamente transmissível, causador de quadros de infecção respiratória aguda.
A Covid-19, em muitos casos, se assemelha a uma gripe comum, mas que, na realidade, afeta diretamente o sistema respiratório do paciente. Nos casos graves, a inflamação causa lesões no pulmão, coração e vasos sanguíneos. O novo Coronavírus foi detectado pela primeira vez na China, em 2018. Depois, ganhou proporção global e características mutantes, apresentando diversas variantes.
Os principais sintomas da doença
Os sintomas do Covid-19, porém, não são iguais para todo mundo. Como o vírus debilitada todo o organismo, cada paciente sentirá sinais diferentes, conforme suas próprias características físicas e histórico de saúde. Existem diversos sintomas atribuídos ao vírus, até porque existem diferentes variantes. Mas, de forma geral, os sintomas da doença podem ser definidos como:
Sintomas comuns:
- Cansaço;
- Tosse;
- Febre;
- Perda de olfato e paladar.
Sintomas menos comuns:
- Dor de cabeça;
- Dor de garganta;
- Dor no corpo e desconforto;
- Diarreia;
- Irritações na pele ou descoloração dos dedos dos pés ou das mãos;
- Olhos vermelhos ou irritados.
As sequelas pós-covid
Apesar de acometer especialmente o sistema respiratório, outras partes do corpo também podem sofrer complicações no pós-covid. Sequelas cardíacas, neurológicas e até psicológicas já foram detectadas, especialmente em pacientes de alta gravidade.
Em muitos dos casos, as células e sistemas do organismo são afetados devido a ação hiperinflamatória viral. Por isso, é muito importante saber identificar essas alterações para buscar o devido tratamento.
Sequelas pulmonares
Após o contágio, muitos pacientes permanecem sentindo cansaço e certa dificuldade para respirar. Em casos mais avançados, a fibrose pulmonar acaba sendo a principal sequela. As lesões geradas pelo vírus criam edemas no pulmão. Aos poucos, o órgão cicatriza, gerando tecido fibroso que compromete o funcionamento do pulmão e a oxigenação do sangue.
Sequelas cardíacas
Pacientes com quadros graves e comorbidades registraram lesões miocárdicas, fibrose cardíaca, arritmias e redução nas funções do coração. A medicina segue investigando de que forma o vírus afeta esse importante órgão.
Sequelas neurológicas
Se tratando do sistema neurológico, a hiperinflamação causada pelo Covid-19 apresentou, a longo prazo, um declínio cognitivo em muitos pacientes. Danos no sistema nervoso central e periférico, perda de memória, psicose e dificuldade de concentração foram relatados.
Sequelas psicológicas
O contágio também aumenta a propensão do paciente em desenvolver ansiedade, depressão, alterações de humor e estresse pós-traumático. Parte disso está relacionado com o isolamento social e restrições vivenciadas nos últimos anos.
Sintomas persistentes
Além das áreas citadas acima, as sequelas também podem ser percebidas através da persistência de alguns sintomas, mesmo após a recuperação. Alguns exemplos:
- Alterações no paladar;
- Dores de cabeça persistentes;
- Dores nervais;
- Distúrbio da coagulação sanguínea;
- Queda de cabelo;
- Reações alérgicas;
- Tosse constante.
A importância do acompanhamento médico
Muitos contagiados podem estar convivendo com desconfortos e limitações, mesmo após a recuperação. Ao longo do tempo, as sequelas pós-covid tendem a sumir, mas podem também se agravar. Um check-up médico e a realização de exames específicos são recomendados para todos aqueles que tiveram diagnostico de Covid-19.
Se você teve um quadro grave, consultas e exames se tornam fundamentais para a normalização da sua saúde. Faça o seu acompanhamento na PneumoCenter!