A Doença do Refluxo Gastroesofágico, também conhecida pela sigla DRGE, afeta o sistema digestivo. É um processo fisiológico que ocorre quando os ácidos digestivos saem do estômago e voltam pelo esôfago, em vez de seguir o fluxo digestivo natural. Se você perceber que refluxo e azia acontecem com certa frequência, algumas vezes durante a semana, o diagnóstico pode ser esse.
A alimentação também influencia bastante no refluxo. Dependendo do que você ingerir, os sintomas podem melhorar ou serem atenuados. Confira agora algumas dicas de alimentos para você incorporar à sua dieta e ajudar a reduzir os sintomas dessa doença.
Legumes e hortaliças
Os vegetais, em geral, possuem naturalmente índice de gorduras e açúcares mais baixos e ajudam a reduzir o ácido do estômago. Boas opções são: brócolis, aspargo, couve, couve-flor, batata e pepino, por exemplo.
Frutas
Frutas como melões, bananas, maçãs e peras são importantes em uma dieta para diminuir as chances dos sintomas do refluxo. No entanto, evite frutas cítricas como laranja, limão e abacaxi, pois, por serem mais ácidas, fazem muito mal para quem está com refluxo.
Gengibre
O gengibre tem propriedades anti-inflamatórias naturais e é um tratamento natural para azia e outros problemas gastrointestinais. Chá de gengibre pode ajudar a aliviar os sintomas. Você também pode utilizá-lo ralado ou fatiado em diversas outras receitas.
Aveia
Sendo uma escolha comum para quem adere a dietas mais saudáveis, a aveia é uma excelente fonte de fibras e muito utilizada no café da manhã. Ela pode absorver o ácido no estômago e ajuda a reduzir os sintomas do refluxo. Outras boas opções ricas em fibras são pães integrais e arroz integral.
Carnes brancas/magras
Carnes magras, como frango, peixe e frutos do mar, possuem um teor de gordura mais baixo que carnes vermelhas e ajudam a reduzir os sintomas de refluxo. Procure incorporar ao seu prato essas carnes grelhadas ou cozidas, mas não fritas.
Gorduras saudáveis
Nem toda as gorduras é ruim para nosso organismo. São nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo. O que chamamos de gorduras boas são as insaturadas, muito presente em produtos de origem vegetal e até mesmo algumas carnes. Alimentos como abacate, nozes, amêndoas, castanha de caju, linhaça, azeite, óleo de gergelim e óleo de girassol são excelentes exemplos. Reduza o consumo de gorduras saturadas e gorduras trans e substitua pelas gorduras insaturadas, mais saudáveis.
Tem mais dúvidas sobre a Doença do Refluxo Gastroesofágico? Deixe seu comentário.