Quando o clima está frio e seco, muitas pessoas percebem uma maior dificuldade para respirar. Durante as estações outono e inverno normalmente há um aumento nos casos de patologias respiratórias. Rinite e Sinusite são algumas dessas doenças comuns a essa época do ano. Mas, por terem nomes parecidos e também sintomas característicos do sistema respiratório, é comum que muitas pessoas confundam e não saibam diferenciá-las facilmente.
Como diferenciar rinite e sinusite?
Existem muitas similaridades entre rinite e a sinusite e até mesmo alguns sintomas em comum, no entanto é possível notar facilmente as diferenças que determinam o diagnóstico.
Rinite
A rinite é um processo inflamatório da mucosa interna do nariz. Comumente é causada por contato com alguma sustância estranha presente no ar que desencadeia a inflamação – chamada de rinite alérgica. Também pode acontecer por problemas próprios da anatomia nasal.
O controle do ambiente em que a pessoa com rinite está é fundamental para a melhora. Evitando contato com os alérgenos já é possível notar uma melhora. Medicamentos também podem ser usados no tratamento. Conheça algumas dicas para aliviar os sintomas.
Sintomas da Rinite
Os sintomas mais comuns relacionados com a rinite são:
- Espirros;
- Secreção;
- Coceira no nariz e, por vezes, nos olhos;
- Obstrução nasal;
- Dores de cabeça.
Sinusite
A Sinusite, por sua vez, é uma inflamação ou infecção mais complexa e não atinge somente a cavidade nasal, mas principalmente os chamados seios paranasais. Esses seios paranasais são cavidades presente dentro dos ossos do crânio e da face, localizados nas regiões das maçãs do rosto e da testa.
Normalmente, a sinusite aguda pode ser desenvolvida a partir de uma gripe, um resfriado ou até mesmo de uma rinite e, assim como essas doenças, pode se curar espontaneamente. Se após 7 a 10 dias do início dos sintomas a doença ainda estiver persistindo, pode haver alguma complicação.
Sintomas da Sinusite
A sinusite apresenta como principais sintomas:
- Congestão nasal;
- Secreção purulenta (amarelada);
- Dores de cabeça e/ou na face;
- Tosse (principalmente norturna);
- Febre.
É importante passar por uma avaliação médica, caso perceba grandes incômodos ou que os sintomas persistam. O diagnóstico e o tratamento correto são fundamentais para livrar o paciente dessas doenças.